Como tirar a 2ª via da CNH – dicas de quem passou por isso

 

Este é um blog de um jornalista que trabalha com esportes, mas como um bom jornalista minha função também é prestar serviço, mesmo que isto não esteja relacionado à minha, digamos, “especialidade”, né?

E hoje eu quero ajudar quem está na cidade de São Paulo e precisa tirar uma segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Eu perdi a bendita e entrei em desespero.

Mas não precisa entrar em pânico, amigo ou amiga.

Eu segui o script à risca, gastei menos de uma hora, deu tudo certo e depois de dois dias eu peguei a habilitação. Mesmo assim, vi muita gente lá no Poupatempo da Sé tendo muitos problemas e resolvi dar algumas dicas para as pessoas que estão desesperadas atrás de uma nova CNH. Seguem os meus conselhos, baseados no sucesso e na rapidez que aconteceu comigo:

  1. Agendar o atendimento pela internet. Entre neste site: http://www.e-agendamento.poupatempo.sp.gov.br/agenda/home.seam e siga as instruções. Eu indico utilizar um email do Gmail, porque o meu do UOL não funcionou. Sei lá o porquê. O email chega rapidamente. Portanto, se não chegar, mude o cadastro e utilize um outro email seu.
  2.  No agendamento, não fique preocupado se vai estar cheio ou não, porque seu horário escolhido será respeitado. Chegue pelo menos com 15 minutos de antecedência. No meu caso, eu escolhi para às 8h20 e cheguei às 7h50. Esperei até 8h05 e fui atendido às 8h10! Legal, né?
  3.  Verifique com atenção os DOCUMENTOS NECÉSSÁRIOS. Não há colher de chá se você não levar todos os documentos exigidos da maneira como eles pedem. A lista exata dos documentos está no final deste post.
  4. Cuidado com o Comprovante de Residência!!! Ele tem que ser da cidade que a sua CNH está registrada e tem uma lista bem restrita de documentos. Eu vi uma menina que estava com o pé engessado e que levou um extrato bancário, o que não é permitido. Ela chorou, apelou para a supervisão, falou que morava longe, que não ia poder voltar por causa da lesão… Não adiantou. A bonitinha desinformada teve que voltar e engolir o choro. Mas tem o seu lado bom também. Fora do Poupatempo tem uma tenda, onde você pode imprimir segundas vias de contas suas, caso você não tenha. Foi muito útil para mim, por exemplo. Eles dão até as informações que você precisa para retirar o tipo de comprovante que você quer. No meu caso, eu imprimi a conta da tv a cabo, cujos documentos necessários são CEP e CPF. Moleza!
  5. Se você errou nos documentos na hora da apresentação e for algo que dá pra ser resolvido na hora (faltou xerox de algo, por exemplo), não tem problema! Conserte seu erro, pegue a senha e leve para o supervisor, que fica ao lado dos atendentes. Ele te colocará como o próximo a ser atendido. Show de bola!
  6. A taxa que você terá que pagar é de R$30,43, se quiser buscar a nova CNH lá em dois dias úteis. Se quiser que seja entregue na sua casa, você terá que pagar mais R$10, acho, e demora de cinco a dez dias úteis.
  7. Se optar pelo Poupatempo da Sé, vá de Metrô. É do lado.
  8. Ao todo, eu gastei uns 40 minutos nessa brincadeira. Tempo até que bom perto do que estamos imaginado. E eu ainda tive esse problema do Comprovante de Residência. Se não tivesse, ia demorar meia hora e olha lá.
  9. Não precisa usar o telefone do Poupatempo, nem para informação. Você perderá tempo, porque é uma porcaria. Pode confiar no site dos caras e no site do Detran.

    Leve os documentos que eles pedem. Não pense "ah, eu acho que isso aqui é um comprovante". Não! Se não estiver nesta lista, não pode.

     

    É isso aí! Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, pergunte aí!

     

    Um abraço.


    *Este texto foi escrito no dia 15 de março de 2012. Vale sempre checar nos sites oficiais se não houve mudança em algo.

38 Comentários

Arquivado em Carros, Jornalismo

38 Respostas para “Como tirar a 2ª via da CNH – dicas de quem passou por isso

  1. Paulo Montoro

    Muito obrigado pelas dicas, Valeu!
    Só não sei como faço para pagar a taxa do detran de segunda via.
    Onde posso encontrar? Vou ver no site do detran!
    Obrigado,
    Paulo
    paulo.montoro@yahoo.com.br

  2. adriano

    Fico feliz por pessoas estarem precupada umas com as outras so fiquei com uma duvida quais documentos levar para tirar a CNH 2 sugunda via

  3. @57b86926

    Se pelo menos metade do ser humano, tivesse essa preocupação com o outro,o mundo seria bem melhor.
    Obrigada.

  4. Edvan G. do Mascimento

    Parabéns pela publicação, foi muito importante ler, antes de ir ao Poupa Tempo… Muito obrigado pelas dicas.

  5. Rodrigo

    Guilherme, bom dia!
    Fiz o agendamento, e imprimi. Eles pedem para fazer um preechimento de pré-atendimento:

    http://www.e-cnhsp.sp.gov.br/

    Parece não ser para segunda via de CNH, porém não dá para ter certeza. Voê teve que fazer algo do tipo?
    Abraço

  6. Olá amigo,sou de mogi guaçu…o poupatempo mais proxímo pra mim é o de Campinas..perdi a minha CNH e estou em desespero..vou até lá com esses documentos,só não entendi o que seria essa declaração de perda..faço onde?tenho q fazer BO tb..????e a taxa de pedido de segunda via é qnto???
    obrigadooo….

  7. sebastiao portilo rabelo

    amigo perdir meus documntos hoje cnh documentos do meu carro estou louco sem saber o que fazer

  8. Tirei minha segunda via esse ano 06/09/2012 e tive que pagar uma bagatela de R$ 81,60 é um absurdo isso, antes era de 30 reais e pouco.

  9. eu quero saber como marcar uma data para tirar minha segunda via do cnh, espero resposta

  10. Daniel

    No site e-cnhsp.sp.gpv.br não tem formulário para 2a via de CNH!

    Essa declaração de perda pode fazer lá no poupatempo mesmo?

  11. luciana

    perdi a minha cnh que era permissão e em março ja vence a permissão sera q ñ é melhor eu esperar ate março pra tirar de novo

  12. Rose

    valeu! Melhor explicação impossível!!

  13. cezar

    OBRIGADO GIGO PELA DICAVALEU CARA! AINDA NÃO FUI MAS VOU AG. ESTA SEMANA.
    ”QUE BOM SERIA, SE TODOS DEIXASEM O EGOÍSMO DO LADO,E SE DOASSE MAIS AO PRÓXIMO”!

    • MAURICIO ANTONIO

      2a. via de CNH, fácil!!!
      Faça um cadastro no side do Detran-SP(se for de SP). Serão solicitadas informaçoes básicas de cadastro, que só vc. deve saber. Liberado isso, vc. paga uma taxa no banco e recebe o documento em casa, sem precisar ir á lugar algum. Já fiz e funciona mesmo!!!.

  14. Patrícia

    Obrigada!

    Super didático… valeu!
    Patrícia

  15. valeu mesmo,muito bom,obrigado!

  16. italo

    obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185
    obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185
    obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185
    obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185

  17. Émerson

    Olha só, eu perdi a minha permissão e moro em Itapecerica da Serra – SP. Acontece q a minha primeira via foi tirada no RS e só tenho comprovante de residencia de itapecerica. será q consigo tirar a 2ª via no municipio de SP?

  18. italo

    obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias , entre em contato autoescolasp@hotmail.com (62).8219.3185 obtemos todas as categorias ,

  19. Mariana

    Eu agendei para poder retirar a segunda via de CNH no Poupatempo, quando imprimi o protocolo , bem abaixo está escrito que devo fazer um pré-cadastro no site http://www.ecnhsp.sp.gov.br antes de ir ao local , só que nesse site não consta o link para Segunda Via. O que eu faço ?!
    Já tentei entrar em contato com eles e não consigo.

    Obrigado.

  20. andre

    O atendimento do detran está excelente! perdi o raio da minha carteira com cnh e documento da moto. Resolvi tudo em um dia, o doc da moto ficou pronto em 2 horas e a 2 via da cnh em 3 dias, sem filas sem cansaço pra quem já está ferrado. No meu caso fui ao detran de Interlagos (SP)

  21. Valeu amigo pessoas como vc faz falta nesse Brasil pode acreditar

  22. andre

    Obrigado pela orientação.
    02-03-13

  23. Olá! Por favor ajude-me! Comprei uma moto tá com uns 4 meses de segunda mão…ainda não tinha passado meu nome no doc. e piorando a situação perdi o documento e não estou conseguindo encontrar o ex dono da moto para eu resolver istoo. A questão é: Eu fazendo um boletim de ocorrência é mais fácil resolver isto? Como faço, quero passar este doc. em meu nome pagar tudoo que á para pagar e agora só tenho a moto e não posso andar com ela por este motivoo. POr favorr, me ajude, me dÊ uma LUZ!!!!
    Agradecida desde jáa.

  24. MILENA

    minha cnh é de Bauru São Paulo e moro hoje em Vila Velha E.S, posso levar um comprovante daqui? e outra coisa, aqui não tem poupatempo, como faço? alguém sabe? obrigada

  25. Eugenio Luiz

    Tem um site muito interessante, que disponibiliza material em pdf de estudo para tirar carteira de motorista, gratuitamente. Vale a pena visitar!
    http://www.habilitacaogratuita.com.br/

  26. Rute de Almeida

    Obrigada pela indicação….funcionou mesmo!

  27. Priscila

    Muito obrigada!!!y

  28. Kelly moraes Benassi

    Não é necessário levar foto?
    Obrigada!

  29. fui assaltado levaram minha RG.Habilitação, como devo fazer pois tenho o BO, sem pagar pelos documentos roubados…..

  30. valew gosteiii muitoooo

  31. Bruno Guedes

    Estou lendo em 2013 e foi EXTREMAMENTE ÚTIL! Muito obrigado! =)

Deixe um comentário

