Lula participa do “Bola da Vez” da ESPN Brasil

f50c4f43-5b7d-30ed-8397-8d0a9a0979a4

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do programa “Bola da Vez”, do canal ESPN Brasil. O programa foi ao ar hoje, às 22h30 e Lula falou sobre assuntos interessantes. Helvídio Matos, Paulo Vinícius Coelho e João Palomino foram os repórteres que representaram não só a emissora em que trabalham, mas o público interessado em esporte.

Ronaldo

“Ninguém tem dúvida de que ele é essencial. Se ele não der o pique que dava, pelo menos ele tem que marcar os gols. Ele está com vontade e saber jogar, ele sabe. É preciso nós sabermos se ele está disposto a entrar em forma e ser marcado pelo moleque de 20 anos.”

O Ronaldo está vivendo essa coisa excepcional na vida dele. Se não der certo  a primeira, tudo bem, a segunda, tudo bem também, a terceira….

Copa do Mundo de 2014

“Nós estamos esperando que a FIFA e a CBF digam as cidades. Depois disso, nós vamos preparar um PAC urbano. Nós pretendemos contribuir com a questão de transporte público. Já orientei a Dilma para chamar cada governador e prefeito para discutir as tarefas de cada um. Se houver alguma coisa errada, sobra para o Brasil. Se sobra para o Brasil, sobra para o Governo Federal.”

“O importante é que depois da Copa, o povo tenha melhor qualidade de vida. O Governo Federal não colocará dinheiro em estádio. Quem cuida é o governo do Estado, a prefeitura e o clube que tem o estádio. O transporte, os aeroportos, a gente cuida.”

“Nós temos uma coisa parada no peito que é a Copa de 1950. Temos que conversar com a FIFA e com a CBF, para que o ingresso seja compatível com o poder aquisitivo do brasileiro. Eu estou convencido de que podemos fazer uma copa extraordinária.”

“Se nós fizemos uma Copa, na época que só produzíamos café, por que não agora, que produzimos muitas coisas? É por isso que estamos brigando pelas Olimpíadas de 2016. Por que que não podemos ter uma Olimpíada aqui? Qual é o preconceito contra a América do Sul? Por isso que eu tenho um orgulho de ver a Copa na África do sul, é um exemplo. Eles terão mais dificuldades que a Alemanha, em 2006, mas farão e dará certo.”

Pan 2007

“Na época do Pan, havia uma disputa insana com o governo e a prefeitura do Rio. Na hora de apresentar o projeto era tudo maravilhoso, mas depois tem que fazer. Conseguimos, mesmo assim, fazer o melhor Pan de todos.”

“Mas o espaço feito não pode ser largado. Tem que ser aberto todos os dias para o povo brasileiro praticar mais esportes. Se o povo ainda não está utilizando, é um equívoco. Você não pode esperar um outro evento esportivo internacional. O povo tem que usar 24 horas por dia.”

“Não cabe a mim dizer quem será a direção do COB e da CBF. Nós passamos um dinheiro em função de um projeto.”

Onde estará em 2014

“Em 2014, eu imagino estar no estádio como torcedor. Porque de médico e técnico de futebol todo brasileiro tem um pouco, não é? Eu voltar para São Bernardo e viver papel de ex-presidente. Ex-presidente tem que ficar quieto e deixar o outro trabalhar.”

“Eu vou como um cidadão comum, sem segurança, nunca vaiarei o Corinthians e xingarei com moderação. Só fico nervoso quando um jogador faz corpo mole. O torcedor quer ver o jogador dar o sangue, se esforçar. Por que o Tevez virou ídolo em pouco tempo? Ele era assim. O torcedor é essa coisa alucinante.

Ídolo

Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Pelé. Aquele negão infernizou a minha vida.

Garotos indo jogar no exterior

“De vez em quando eu vejo vocês debaterem e percebo que têm a mesma angústia que eu. O jovem da periferia tem o sonho de ganhar dinheiro e cultura. O Pato por exemplo. Tenho certeza que para ele morar em Milão, ter uma nova cultura, aprender uma nova lingua é sedutor tambem. Nós não podemos proibir, porque as pessoas têm o direito de ir e vir. A escravidão acabou. Por causa disso, o Brasil perdeu qualidade e os melhores jogadores brasileiros. Gostaria de ver isso no Campeonato Paulista.”

“É preciso que vocês pensem num projeto para que as pessoas fossem jogar com mais dificuldade fora do país. Ou uma regulamentação para que ele ficasse pelo menos até os 20 anos, ou que o clube tenha uma maior participação na venda do jogador. Virou uma loucura esse negócio do futebol. Isso vai acabar quando o time brasileiro tiver a mesma condição do time europeu. Só que vai demorar muito para isso acontecer.”

“Eu gostaria que a meninada brasileira visse o que eu vi quando era jovem. O time do Santos, do Palmeiras. Que eles vissem um espetáculo.”

Presidentes da CBF e das Federações Esportivas no país

Eu gostaria que o presidente ficasse só dois mandatos. A alternância de poder é fundamental para a democracia brasileira. Não questiono a liderança de ninguém, mas acho que o cara que fica 20, 30 anos no poder tem que sair. Ele tem que dar dinamismo para a entidade. Isso em qualquer federação esportiva. Tem que vir novas ideias, novas pessoas. Vejam o Vasco, a culpa de ter caído não foi do Roberto Dinamite, mas sim do trabalho feito anteriormente.

A voz do atleta brasileiro

Hoje há uma participação maior dos atletas. O atleta só vai ter vez quando tiver um diretor de esporte que dê permissão para o atleta palpitar. Ele tem que dar opinião.

Presidência do Corinthians

Não, pelo amor de Deus.

Torcedor da Seleção Brasileira

Está vivo ainda o torcedor dentro de mim. Alguém pode me explicar por que o Ronaldinho joga na linha do campo?  Ele não dá um passe, ele se livra da bola. Ele não tenta ser ele mesmo. Ele fica quase na linha do escanteio.”

“Acho que falta liderança dentro do campo. Acabou a figura do cara que pegava no pé do companheiro.”

“Eu era bom de bola, joguei muita bola. Mas tinha que sustentar a família.”

Kaká

“Jogar e ganhar dinheiro não é o demais. Jogar no Manchester City é jogar contra o rebaixamento. o Kaká deu um exemplo bonito agora.”

Basicamente é isso. Parabéns para a ESPN Brasil pela entrevista e pelas perguntas feitas ao presidente. O Jornalismo Esportivo agradece a tudo isso.

Um abraço.

Foto: ESPN Brasil

Deixe um comentário

Arquivado em Entrevista, Esporte, Política

Deixe um comentário

