Aos colegas “jornalistas”

Ultimamente tenho lido muitas matérias sobre a compra do BandSports, canal onde trabalho, pela Fox. Claro, estou interessado por causa do futuro do meu emprego, já que sou pai de uma coisa linda (que faz três aninhos amanhã) e que é sustentada por mim. Estou otimista de que algo de muito bom acontecerá, assim como meus colegas de canal estão também.

Mas eu vim aqui nesta sexta-feira tocar em outro assunto.

Quanto mais eu leio, mais eu tenho desgosto pelo trabalho de muitos jornalistas que tentam informar o que está acontecendo nas negociações entre Fox e Band. Tem cara que escreve sem ter certeza nenhuma. Sem apurar, sem checar. Apenas buscando ter mais cliques. Nego dando aula de como não fazer Jornalismo. Crava um fato na manchete e no decorrer do texto não segue as regras de “sempre checar” e, pior, de compromisso com a verdade, não com a hipótese.

São vários exemplos.

“Band pode perder o futebol, se fechar com a Fox” (onde está a declaração da diretoria da Globo para trazer credibilidade à matéria? Você não é o fodão de falar que a Band vai perder o futebol? Não é o bem informado? Você não tem credibilidade assim, mané…)

“Aquisição do Italiano é mais um indício do acordo entre Fox e BandSports” (essa é a pior, porque o cara fala que é devido à programação congestionada…Pura opinião, NÃO É FATO. Lembrando que o BandSports NÃO passa o Campeonato Italiano. Se passasse, aí sim, seria um PUTA indício…)

“Fox Sports entra no ar no dia 5 em pelo menos três operadoras‎” (sem confirmar as operadoras, sem declaração oficial de ninguém. SÓ HIPÓTESE.)

E outra. O cara que toca neste assunto dessa maneira vergonhosa e nada jornalística está faltando com o respeito com os próprios colegas jornalistas. Sabe quantos estão envolvidos na história, meu colega? Você um dia vai entender e talvez aprender a ser JORNALISTA, quando o seu estiver na reta, meu caro.

Sei lá se a Fox comprou ou não. Não preciso inventar e sair informando, em prol de acessos para o Guigo News.

Sobre este assunto, respeito o meu colega de casa Erich Beting. Ele, sim, está noticiando o caso com responsabilidade e, acredito, tem as fontes confiáveis.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Jornalismo

6 Respostas para “Aos colegas “jornalistas”

  1. Gabi Sikorski

    Pois é amor, a gente que ainda vive no “maravilhoso mundo dos estagiários de jornalismo” se desilude ainda mais com a profissão quando vê os “senhores” da TV, rádio, impresso, online e afins fazendo esse monte de merda. Ainda bem que alguns poucos se salvam, mas ainda sim, são poucos…

    • O jornalista falha muito, sabe, amor, quando quer chamar mais atenção que a notícia. E na nossa área tem muita gente assim. Temos que ser um informador, um noticiador, não um especulador, nem inventor.

  2. Fábio Pereira da Silva

    Sem palavras Gui. É isso mesmo! Tem muito jornaleiro por aí que se julga jornalista…. É nóis!!!

  3. Wagner Giannella

    Garotão, graças a Deus, ainda existem jovens que saem com esse tipo de cabeça e senso de responsabilidade da faculdade como você.
    Infelizmente, a maioria já caiu na cilada do dinheiro ou da audiência. E isso é muito triste.
    Parabéns pelo texto!
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s