Dia do Repórter e o papel do profissional de esportes

A torcida pode brincar com Barcos, o jornalista deve respeitá-lo

Jornalismo, esporte e entretenimento podem andar juntos?  Sim, mas a linha é tênue. Nesta quinta-feira, dia do repórter, tivemos mais um exemplo de como não ser um bom repórter.

Todos sabem da importância do Globo Esporte, comandado pelo Tiago Leifert, para o Jornalismo. E, sim, eles fazem Jornalismo lá, porque eles informam as pessoas e usam bons jornalistas para isso. Ok, eles têm o tempo deles, o jeito deles, mas na essência, é informação. Tiago Leifert, no ano passado, afirmou que é entretenimento, não Jornalismo, mas eu discordo dele. As pessoas veem o Jornalismo de uma maneira muito séria, sisuda e não precisa ser assim. Muito menos no esporte. Entretanto, o programa não precisa virar zona, virar um “Pânico” do esporte. Pelo contrário, queremos almoçar vendo algo que nos informe e ao mesmo tempo “esvazie” a cabeça com um texto leve e uma edição dinâmica.

Para o Jornalismo Esportivo, Leifert foi essencial, porque renovou, recebeu retorno positivo por isso e deu a abertura para que todos os veículos começassem a tratar o esporte com menos seriedade, sem perder o respeito.

Já fui entrevistado por ele para uma vaga de emprego e percebi que ele é bom também nos bastidores. As pessoas na Globo o respeitam muito, porque ele se dá o respeito, sem perder o bom humor. 

Não fui contratado, mas aprendi a respeitá-lo como pessoa e profissional.

Mas nem todo mundo entende o que é ter respeito. O que o repórter da Globo, Leo Bianchi, fez, por exemplo, não se faz. Eu gosto das matérias deles, acho que ele tem umas tiradas legais, mas passou do limite com o atacante Barcos.  Na coletiva desta quinta-feira, ele mostrou uma foto de Zé Ramalho ao jogador argentino, que se irritou e o xingou de volta. 

Veja aqui o vídeo.

Além de assumir que não conhece o atleta, o repórter mostrou falta de respeito com a fonte. Pior de tudo, isso foi em uma coletiva de imprensa, onde há muitos jornalistas esperando uma brecha para uma ou duas perguntas.

Eu digo que ele não conhece o Barcos, porque, no último sábado, o Jornal Lance tentou fantasiá-lo de pirata, devido ao carnaval, provavelmente para ser a capa do jornal do dia, e o jogador foi enfático: “Não sou palhaço!” Se Leo tivesse lido, não teria brincado com o atacante…

Ser repórter é saber informar, não fazer rir. Quem faz rir é o humorista. O público precisa de repórteres bons e confiáveis e que tragam informações interessantes, confiáveis e de fácil entendimento. Um repórter de verdade traz credibilidade ao veículo e a si mesmo.

Gosto do Leo Bianchi e acredito que ele não vai se queimar por isso, mas é um fato para se ter atenção e principalmente para crescimento de todos os aspirantes a repórter.  

O Leo Bianchi, inclusive, conversou com o Barcos após a coletiva e se entendeu com o atacante. Isso que manda a boa educação e, principalmente, a hombridade de assumir um erro. É pra poucos.

Parabéns aos repórteres. Um abraço especial para minha tia Taís Fuoco, jornalista e a repórter exemplar para mim.

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Futebol, Jornalismo, Televisão

4 Respostas para “Dia do Repórter e o papel do profissional de esportes

  1. Victor Pozella

    Muito bom texto Gui.
    Parabéns.

  2. Jucilene

    Olá! Cheguei até aqui através do Google. Não vi o GE de hoje, mas li no twiiter algumas mensagens sobre o assunto e resolvi pesquisar. Eu acho q o Leo Bianchi exagera algumas vezes. Não o conheço e não devo julgá-lo, mas pela telinha percebo q ele á bem inoportuno em algumas matérias e comentários, como com a namorada do ciclista campeão da descida das escadarias de Santos. Eu fiquei com vergonha por ele.
    Seu texto está ótimo! Parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s